sexta-feira, 22 de maio de 2015

RECEBA O MELHOR PRESENTE QUE DEUS PODE TE DAR: O ESPÍRITO SANTO!

“Vem, FOGO que desce do céu! Vem, só do AMOR nos queimar! Arde em nós com o poder do Teu amor”! (Ministério Shalon).

Queridos irmãos e irmãs, neste domingo estamos celebrando a festa do amor! A Solenidade de Pentecostes! Com ela, encerramos o tempo da Páscoa. Somos convidados a voltar o nosso olhar ao cenáculo, onde há mais de dois mil anos, os apóstolos se reuniram com Maria, para clamar e aguardar a força do alto, a força do paráclito, para que assim pudessem dar continuidade a missão confiada por Cristo.

E eis que “de repente, veio do céu um barulho como se fosse uma forte ventania, que encheu a casa onde eles se encontravam. Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os inspirava". (At 2,2-4).

O Espirito não é privilégio de alguns, mas é dado a cada um daqueles que o buscam. Ele vem em auxílio da nossa fraqueza, da nossa pequenez, visto que não “sabemos o que nos convém pedir; mas o é próprio Espírito que intercede por nós com gemidos inefáveis” (Cf. Rm 8,26). A cada um é dada a manifestação deste mesmo e único Espírito. Há diversidades de dons, de carismas e de ministérios, mas é um e o mesmo Espírito que concede e realiza todas as coisas em todos.  




A liturgia deste domingo atualiza no tempo e na história o Pentecostes. A promessa de Jesus se atualiza hoje na sua vida, na minha vida, na de cada um de nós! É ele próprio quem sopra sobre o nosso ser o seu Santíssimo Espírito. Não é uma simples graça que recebemos do Senhor, mas é o que Deus tem de melhor a nos oferecer: Ele mesmo!

É claro que o Espírito Santo já habita em nós pelo sacramento do Batismo e da Confirmação. Mas não podemos nunca, querido irmão(ã), deixar de pedir a este Deus Amor que nos faça perceber e sentir os seus dons. É pelo Espirito, e somente Nele que somos perdoados de nossos pecados e que nos configuramos cada vez mais a Cristo. Assim, com toda a Igreja, clamemos ao Senhor que derrame sobre com abundância o seu Espirito Santificador.
 Veni Creator, Spiritus!



Luís Fernando Cruz, seminarista do 3º ano de filosofia.

0 comentários:

Postar um comentário