quinta-feira, 8 de setembro de 2016

7 PASSOS PARA REZAR COM A BÍBLIA

Muitas pessoas já chegaram perto de mim e me perguntaram: Luis, como que se reza com a bíblia? Tenho certeza que você e outros conhecidos seus já fizeram essa pergunta a si ou a alguém, sobre como orar a partir da palavra de Deus. Já que estamos nos mês de setembro, mês em que a Igreja Católica volta-se com uma especial atenção à Sagrada Escritura, compartilho com vocês, no blog Itinerário Interior, um caminho que utilizo para rezar com a bíblia.

Este é um método, não o melhor, nem o único, contudo é o que me proporciona encontrar-se com Deus a partir das palavras sagradas. Este método conheci no seminário, a partir das colocações do Monsenhor Paulinho, nosso diretor espiritual na época. Então tentarei aqui, explicar de forma simples e bem rápida os passos de uma boa meditação e oração com a bíblia, através do método da leitura orante, ou, em latim, ‘Lectio Divina’.

1º PASSO: PREPARAÇÃO.
Procure um local tranquilo e que lhe conduza a oração e coloque-se numa posição confortável. Depois procure o texto que pretende rezar, que pode ser escolhido por você, ou indicado por alguém. Em seguida, faça o sinal da cruz e peça ao Espirito Santo, através de uma oração conhecida, ou ainda com suas próprias palavras, para que ele lhe inspire a entender e a rezar com a bíblia.

2º PASSO: LEITURA. 
Neste passo você irá ler o texto. Isso mesmo. Você irá ler calmamente. E se desejar, leia uma segunda vez. Você necessitará ter atenção para a leitura do trecho que escolheu. Após a leitura, vá refletindo e observando: o que o texto diz? Quais os personagens? Em que lugar estão? O que fazem? Quem fala ou dialoga com quem? Qual o assunto?

3º PASSO: MEDITAÇÃO. 
Após ler o texto e observado tudo o que se passa, convido-te a meditar. O que o texto, de uma forma especial, diz a mim? Quais as reações que ele traz ao meu coração? Este texto me alegra? Ou ainda: me interpela, me adverte ou me conforta?  Neste passo é preciso que você esteja atento a tudo que o Senhor lhe fala ao coração, a partir do texto bíblico. Ouça-O.

4º PASSO: ORAÇÃO. 
Depois de ouvir e de observar as reações que o texto provocou em seu interior, é hora de rezar. Se necessário, retome mais uma vez o trecho escolhido e se pergunte: o que este texto bíblico me leva a dizer a Deus em forma de prece, de oração?

5º PASSO: CONTEMPLAÇÃO OU COMPROMISSO. 
Eis que se chegamos a um importante passo. O momento em que você, depois da leitura, meditação e oração do texto lido, pode comtemplar a sua vida. Chegou a hora de assumir um compromisso a partir de tudo que o Senhor lhe proporcionou. Um compromisso simples, que será entre você e Deus. Algumas perguntas podem lhe ajudar: o que o texto bíblico me leva a agir? Me inspira a mudar minhas atitudes? Melhorar meu comportamento? Modificar minha forma de estar no mundo e diante de Deus?

6º PASSO: REGISTRAR: 
Registre em seu caderno de oração ou num papel o que sentiu ao ler o texto, e sobretudo uma frase ou versículo que mais tenha tocado o seu coração. Isso ajuda com que você sempre recorde do que leu e sentiu neste momento de oração.

7º PASSO: AGRADECER. 
Após terminar e contemplar sua vida e o que Deus deseja realizar nela, agradeça-O e termine com uma oração espontânea e trace sobre você o sinal da cruz.

Espero que este caminho que adotei para minha espiritualidade, também lhe ajude a rezar mais e melhor com a Palavra de Deus. Se desejar, recorte este texto e coloque-o dentro de sua bíblia para não esquecer dos passos da leitura orante. Ah, e se você ainda não teve essa experiência, não sabe o que está perdendo! Vamos, ânimo! Reserve um tempo do seu dia, por menor que seja! Deus quer falar contigo! Não perca tempo!

Que Deus abençoe você e sua família! Grande abraço!


Luis Fernando Cruz | www.itineráriointerior.blogspot.com.br

0 comentários:

Postar um comentário