quarta-feira, 3 de junho de 2015

Eucaristia: sinal de Deus, alegria dos homens!

“Tão sublime sacramento, adoremos neste altar, pois o antigo Testamento, deu ao novo o seu lugar, venha a fé por suplemento, os sentidos completar”. Sto. Tomás de Aquino.

Reunimo-nos, nesta quinta feira, para celebrar a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. Essa celebração está diretamente ligada à da quinta-feira santa, dia em que fizemos memória da Instituição da Eucaristia, do mandamento novo e do sacerdócio. Tão precioso é o seu significado dentro da vida cristã, que somos convidados a sair às ruas e manifestar nosso amor, nossa adoração e nossa fé no Santíssimo Sacramento do Altar, presente nas espécies do pão e do vinho consagrados.

Certo dia, ao terminar de rezar em umas das comunidades onde realizo o meu estágio pastoral, senti que alguém, insistentemente, puxava a barra da minha túnica. Ao virar, percebi que era uma criança e me abaixei para conversar com ela. Com um semblante de curiosidade, ela me perguntou: "o que era aquele pãozinho branco que estava em cima do altar?". Ao ouvir a pergunta, fiquei pensando como explicar para aquela criança o grandioso mistério e significado da Eucaristia de uma forma que ela compreendesse. Depois de colocá-la sentada em um banquinho, abaixei-me e olhei em seus olhinhos que, brilhantes, esperavam uma resposta.

Na tentativa de responder e, ao mesmo tempo, querendo fazer com que ela mesma chegasse à resposta, lhe fiz uma pergunta: "você gosta de ganhar presentes?". Ela logo respondeu: "sim, eu adoro ganhar presentes". Prossegui com a conversa: "você gosta de estar perto do seu  papai e sua mamãe?". Respondeu com um sorriso: "sim, eu gosto muito de estar perto deles".  Com suas repostas eu já tinha condições para fazê-la compreender um pouco sobre como Jesus estava presente naquele pãozinho. Expliquei a ela que Jesus, ou melhor, o Papai do céu, sabendo que ia morrer naquela cruz para nos salvar e que teria de voltar para o céu, pensou em uma maneira de continuar presente em nosso meio.
Jesus, por nos amar muito, não se contentou em ficar sozinho no céu. Ele quis continuar bem perto de nós, morando ao nosso lado. Depois de dar-lhe essa dica,  perguntei: "você sabe qual foi o modo que Jesus encontrou para continuar presente no meio de nós?". Ela logo compreendeu qual era a resposta para a sua pergunta e, com um semblante alegre, respondeu: "ah sim, então está presente naquele pãozinho branco!". Fiquei contente por conseguir explicar para aquela criança algo tão importante e que muitas pessoas ainda não compreenderam.

Partilhei esse fato para renovar no seu coração, querido irmão(a), a certeza daquilo que aclamamos em todas as nossas celebrações: "Ele está no meio de nós!". Seu amor por nós é tão grande que se manifesta visível aos nossos olhos e torna-se alimento para a nossa alma. Que nunca nos esqueçamos que nosso maior tesouro, nosso maior presente, nossa felicidade e nossa realização têm um nome e é uma pessoa: Jesus Cristo. Corramos, portanto, ao seu encontro e façamos do nosso coração sacrários vivos da Eucaristia e nos tornemos anunciadores do amor Daquele que deu a vida para nos salvar, razão da nossa história e da nossa fé!


Luís Fernando Cruz, Seminarista do 3º ano de Filosofia

0 comentários:

Postar um comentário