sexta-feira, 22 de maio de 2015

Corações para o alto, o nosso coração está em Deus!

“Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! [...] Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus”. Mc 16,15.19

Após vivenciarmos as seis semanas do tempo pascal, celebramos a Ascensão do Senhor. Esta solenidade que se liga diretamente ao mesmo e único mistério celebrado no domingo de Páscoa. Ao subir ao céu, o Senhor se assenta à direita de Deus, encerrando assim a sua missão terrena.

Como podemos perceber, o pedido de Jesus nesta perícope é bastante claro: anunciar o seu Evangelho. Este mandato, não se dirige somente aos seus apóstolos, mas se estende a cada um daqueles que se dispõem a, no caminho, seguir e continuar a sua missão neste mundo. Nisso se encontra a centralidade da liturgia deste domingo, que não deseja direcionar o nosso olhar para a ausência de Cristo que agora sentimos, mas, ao contrário, para a nossa responsabilidade de missionários, a partir do mandato deixado por Ele.

A partir de sua ascensão, a força do Cristo se efetiva em sua Igreja. A presença de Jesus se perpetua no seio da Igreja todos os dias, até o fim dos tempos. Através da pregação, do ensinamento e testemunho de seus discípulos o Senhor continua a se dirigir ao mundo. Cristo torna-se o nosso único mediador perante a Deus-Pai. Ele é constituído Senhor dos homens e do Universo.

Aquele que agora sobe em corpo e alma, nos aponta também para o nosso destino e objetivo final: o céu, o paraíso e a contemplação de Deus. Possamos, portanto, querido(a) irmão(ã) estar em consonância com as invocações iniciais da oração eucarística: “corações ao alto, o nosso coração está em Deus”. Que nossos corações estejam sempre voltados para o alto, que eles estejam de fato, junto de Deus.
Luís Fernando Cruz, seminarista do 3º ano de filosofia.


0 comentários:

Postar um comentário